10 de dezembro de 2009

Mãe : — cuidado, eu diria, ao destruir qualquer coisa que outros levaram tempo para construir [uma sociedade, uma cidade, uma edifício]. e depois "à quoi bon" ? [você dizia... quando ao contrario] propor um movimento de sobreposição à existência e aos limites do cubo pode trazer incríveis surpresas ou apenas novos pensamentos que em si comportam a próxima revolução...

Le Corbusier - projet pour le Palace des Soviets à Moscou, 1932, sur le site de la cathédrale du Christ sauveur, démolie le 5 décembre 1931.

Filho pródigo : — à quoi bon ? você diz, mas eu sei, Mãe, à quoi bon... então não se faça de sonsa, madama Tania Chueke, não se faça de desentendida ! porque você sabe, você sabe de tudo, foi você mesma quem me ensinou a ver a arquitetura, não o Bruno Zevi, ou o senhor Jeanneret ! a ver que o papel vegetal estendido sobre a sua mesa de trabalho nunca passou de uma abstração ! que em verdade nunca houve folha em branco ou terra virgem ! que nunca houve tal coisa como um primeiro traço ! como uma primeira idéia ! como a iluminação construtiva !

eu sei, você tem de saber ! é o seu trabalho ! a sua arte, o seu sustento ! então por que não me dizer ?

que toda primeira pedra estraçalha o corpo de alguém ! para me poupar, Mãe ? os mortos ! os mortos ! os desabrigados que colocamos para fora para acolher os nossos ! você queria que eu descobrisse por mim mesmo ? o peso da pá escavando a terra, do martelo fraturando os ossos do crânio ? as estruturas da violência ? das vigas, pliastras e pilares ? da casa, do cubo, do amor, da cidade de alguém ? a violência ? a violência ? é a minha ! é a minha também ! pronto,

você vê, Mãe ? você me vê ?

disparando à queima roupa ?


Nenhum comentário: