5 de junho de 2009

[investigações sobre a latência do amarelo]

1. mácula: má.cu.la. s. f.: mancha, estigma, ferrete (marca produzida por ferro em brasa, com que antigamente se marcavam [escravos, criminosos] etc.), sinal infamante, nódoa; labéu (nota infamante); infâmia; defeito, imperfeição, descrédito, vergonha, deslustre, desdouro, mancha na reputação, ignomínia; [zona corada da pele]; cicatriz de uma ferida ou chaga, sinal ou mancha naturais no corpo.

2. mácula ou macula lútea (do latim macula, "ponto" + lútea, "amarelo") é um [ponto ovalado de cor amarela] junto ao centro da retina do [olho humano]; tem um diâmetro de cerca 1,5 mm. do [ponto de vista] histológico, tem duas ou mais camadas de células ganglionares.

5 comentários:

no hay otros paraísos que los paraísos perdidos. disse...

e cadê a magoa no meio de todos esses sinônimos?

P disse...

o ponto amarelo de cor amarela junto ao centro da retina tende a projetar sobre o ponto de fuga, seu correlato no espaço perspectivado ( como centro do olhar, segundo o princípio básico da costruzione legitima ) uma mancha de cor complementar, roxa, que ali ficará, paralela, olhando do infinito o ponto amarelo

M disse...

Para a pesquisa sobre o amarelo, recomendo a mais nova obra : "Zii e Zie" do Caetano. Em especial: "A cor amarela". Vê-se uma excelente (e super positiva) dissertação sobre a cor amarela. Transcrevo um trecho:

"Uma menina preta
De biquíni amarelo
Na frente da onda

Que onda
Que onda
Que onda
Que cara
Que bunda
Que bunda

É o melhor
Que podia acontecer
A cor amarela
[...]"

Anônimo disse...

A noite do girassol

Daniel Jablonski disse...

é um belo sinônimo.
é uma bela meditação.
é uma bela canção.
é um belo poema.
obrigado.